domingo, 8 de novembro de 2009

Lista de Clubes Campeões Mundiais de Futebol

10 comentários:

  1. Considero justo incluir as Copas Rio de 1951 e 1952.

    1951: SE Palmeiras [São Paulo-BRA], vice Juventus FC [Torino-ITA].

    1952: Fluminense FC [Rio de Janeiro-BRA], vice SC Corinthians P [São Paulo-BRA].

    Abraços,
    PC

    ResponderExcluir
  2. Procedendo assim também devo/deveria incluir as Pequenas Copas do Mundo da Venezuela, de 53 até os anos 60.

    ResponderExcluir
  3. Não conheço a fundo a história das Pequenas Copas do Mundo da Venezuela. Mas olhei as tabelas aqui e, se havia um critério técnico para classificar as equipes, entendo que podem ser vistos como Mundiais, sim.

    ResponderExcluir
  4. Havia critério para os clubes europeus, classificados pela Copa Latina (frança, espanha, portugal e itália disputavam).

    Para sulamericanos nao encontrei critério algum.

    ResponderExcluir
  5. E qual foi o critério técnico para o Mundial de 2000? Um clube carioca e um Paulista obrigatoriamente teria de disputar? Já que o Vasco e não o Palmeiras participou e não esperaram a definição do campeão Brasileiro de 1999, que por coincidência foi o Corinthians mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Uma correção: Em 1977 o vice-campeão foi o Borussia Mönchengladbach da Alemanha (que substituiu o campeão europeu - Liverpool).

    http://www.rsssf.com/tablesi/intconclub77.html

    ResponderExcluir
  7. O mundial de 2000 rolou esquema, por causa da "sede carioca". O Campeao da Libertadores de 1999 era o Palmeiras, mas o Campeão Brasileiro era o Corinthians. Jogar com dois paulistas, com uma sede no rio? Há! hehe. Muquiaram pro Vasco, campeão da Liber de 1998 entrar.

    Pior, já que era assim, que ao menos mantessem então os dois campeões da libertadores... Mas a pressão da mídia/traffic (na epoca praticamente dona do esporte da band) forçaram a barra pro Corinthians.

    Ai, ja viu, prometeram que o Palmeiras iria o próximo. Eles estão esperando até hoje.

    E Roberto, obrigado, já corrigido.

    ResponderExcluir
  8. Em 1951, nem o Campeão e nem o Vice Europeu vieram jogar, e alguns clubes enviaram delegações mistas ou desfalcadas. Os palmeirenses só se deram conta desta tal Copa Rio 51 depois que Marcos falhou, e o Palmeiras perdeu a final do Mundial Interclubes para o Manchester, e um mês depois o Corinthians foi convidado para participar da farra FIFA/ISL, e ganhou. Antes disso, Copa Rio era só Copa Rio mesmo, um torneio que visava aproveitar as instalações monumentais feitas para uma Copa do Mundo que acabou muito mal por aqui, e assim diminuir a sensação de cachorro vira-latas do povo brasileiro ...

    ResponderExcluir
  9. Em 1951 e 1952, não havia Campeonato Europeu (nem Sul-Americano).

    Os principais campeões do mundo vieram e jogaram. Aceitem este fato.

    ResponderExcluir
  10. Da mesma forma que os principais campeões do mundo jogaram em outros lugares do mundo sem critério algum por parte alguma.

    ResponderExcluir